Coordenador : Carla Barros
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390261.2201.146347.24022023
Departamento/Setor: GEC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo desse projeto é o formado por alunos do ensino médio de uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro, estimado em 35 alunos. Além desse público, também serão impactados professores e direção da escola, projetando-se um total de 40 sujeitos.
Local de atuação: Escola Municipal Joaquim Abílio Borges, localizada no bairro do Humaitá na cidade do Rio de Janeiro, RJ
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é analisar trajetórias de vida e vivências de inclusão digital entre grupos de adolescentes de baixa renda, estudantes do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de compreender como esses sujeitos realizam suas construções identitárias, ocupam espaços e criam novos laços online e offline em um cenário de mobilidade social. Os objetivos específicos são: - Desenvolver atividades de extensão que tematizem a questão da mobilidade social, no intuito de identificar e debater junto aos alunos suas expectativas de formação educacional, inserção profissional e ascensão social; - Investigar de que modo se constroem as trajetórias de vida dos sujeitos pesquisados, observando sinais de mobilidade social; - Analisar hábitos de navegação e consumo de mídia, procurando compreender os processos de construção identitária e relacionamentos no ambiente online; - Investigar mudanças em termos de habitus, capital social, cultural e econômico relacionadas às vivências em plataformas digitais.
Resumo
O presente projeto de extensão propõe-se a desenvolver atividades junto a alunos de ensino médio em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, dentro do âmbito do Laboratório de Estudos sobre Inclusão digital, Mobilidade Social e Consumo Midiático, alocado no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. No contexto mais amplo do projeto, está em discussão o tema da mobilidade social em um país de enorme desigualdade como o Brasil. O estudo parte da análise das trajetórias de vida e experiência de inclusão digital entre grupos de adolescentes de famílias de baixa renda, estudantes de escola pública, investigando como esses sujeitos realizam suas construções identitárias, ocupam espaços e criam novos laços a partir de vivências no ambiente online. A pesquisa também acompanhará esses adolescentes no seu cotidiano escolar offline. As ações de extensão envolvem a realização de diversas atividades elaboradas no Laboratório que tematizem a questão da mobilidade social, no intuito de identificar e debater junto aos alunos suas expectativas de formação educacional, inserção profissional e ascensão social. A metodologia proposta é a etnografia, que possibilita uma imersão profunda no cotidiano, crenças e visão de mundo dos pesquisados, através de um acompanhamento próximo e prolongado de suas vivências online e off-line.